21 de fevereiro de 2013

Dossiê do Piso Vinílico: Entrevista com especialista!

É sério gente... tem maomeno uns 150 emails na minha pastinha "Papo de Casa" só com dúvidas e questionamentos sobre o piso vinílico. O que eu sabia eu respondi... mas assim como a maioria de vocês eu sou apenas uma pobre consumidora sem nenhum conhecimento técnico, mas que pelo menos tenta fazer as coisas direitinho... 

Particularmente acho que é super importante esclarecer as dúvidas antes de escolher um produto e para tentar ajudar vocês eu entrevistei a Bianca Tognollo, gerente de marketing da Tarkett Fademac, uma das líderes mundiais da indústria de pisos. Pra começar quero deixar bem claro que não estou ganhando nada para falar deles aqui. Foi a marca que utilizei no meu quintal e claro, a primeira a quem recorri para me ajudar a esclarecer as dúvidas dos leitores. Agradeço muito a atenção e disposição da empresa  em responder as questões para esse humilde bloguinho!!!

Meu quintalzinho onde coloquei piso vinílico

Bom, fiz um apanhado das principais dúvidas e também algumas questões polêmicas levantadas pelos leitores. Confiram:

O Piso Vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente?
Sim. É importante verificar que cada produto possui um uso específico. Por exemplo, dentro do box não pode ser utilizado qualquer piso vinílico, mas existem linhas apropriadas para este fim.

Linha WetRoom - Pode ser utilizado em piso
e parede de áreas molhadas

Ele aguenta vapor de banheiro?
Sim.

Ele pode ser usado em áreas externas? Ele resiste a sol e chuva por exemplo?
Pisos vinílicos não podem ser utilizados em áreas externas, porque o sol desbota o pigmento (como na tinta, por exemplo). Ele até resiste à chuva se for colado com adesivo duplo de contato, mas não podemos garantir que ele ficará perfeito ao longo do tempo com a exposição direta ao sol.

O piso pode ser lavado?
Sim, pode. Exceto quando estivermos falando de produtos específicos para a área do box, o piso vinílico só não pode ficar submerso. Quero dizer que ele pode ser lavado normalmente, e a água deve ser recolhida de imediato.
Muito fofo né?
Qual a forma ideal de limpeza?
Solução de água e detergente neutro. Ele pode ser esfregado com vassoura ou mop, se necessário. Para a limpeza diária, um pano umedecido nesta solução é suficiente.

Linha Essence - o meu é desse vê
Amoooooooooo

Ele fica marcado se,  por exemplo,  depois de algum tempo mudar o sofá de lugar a marca dos pés do sofá ficará no piso?
Depende do produto. A maioria dos produtos não apresenta essa característica. Porém, os produtos macios podem sim ficar marcados, da mesma forma que um tapete ou carpete.

Minha vizinha Larissa também optou pelo piso vinílico

O consumidor pode instalar o piso sozinho?

Recomendamos sempre a instalação profissional. Apesar da instalação do piso ser simples (com régua e estilete), algumas ferramentas específicas podem ser necessárias para os acabamentos. Hoje já existe piso vinílico sem necessidade de uso de cola, com sistema click, e a instalação é mais fácil para quem quiser se arriscar na bricolagem. Porém, uma das preocupações é em relação à limpeza desse piso. Nós recomendamos que, quando o Ambienta ou o Essence click for o produto do seu ambiente, utilize o mínimo possível de água. Isso porque ela pode penetrar nas juntas do piso e ficar entre o piso e a laje - pode provocar vazamentos e até mesmo proliferação de bactérias. Se você costuma lavar o piso, a melhor opção é o colado.

Muito chic esses modelos desenhados né???


Quais os principais cuidados?

O contrapiso precisa estar bem nivelado, preferencialmente impermeabilizado (como para qualquer tipo de piso) e limpo. O adesivo utilizado deve sempre seguir as recomendações do fabricante, pois ele pode comprometer as características físicas e químicas do produto. Temos vídeos de instalação no youtube/tarkettfademac, para quem quiser saber melhor como o piso é instalado.

Qual  tipo de cola é utilizado para aplicar o piso?

Adesivo acrílico, desenvolvido pela Tarkett especialmente para os seus produtos.

Quero muito colocar piso vinílico na casa toda, pelo menos no andar de baixo (viu marido?)

Ele pode ser aplicado em cima de outros pisos, como porcelanatos e cerâmicas? Em caso positivo, como é feita a preparação do piso para receber o revestimento vinilico?
Sim. A cerâmica ou porcelanato precisam ser regularizados com uma massa cimentícia ou autonivelante. Se forem vitrificados (superfície brilhante), precisam de um primer antes da massa, para que ela tenha aderência à base.

Esse tipo de piso possui algum material tóxico?

Não. Nenhuma matéria-prima utilizada nos pisos de PVC da Tarkett é tóxica. Explicações nos comentários abaixo. 

Veja alguns comentários que recebi que estão gerando polêmica:


Tenho andado a investigar se o pvc é ou não tóxico, mas os textos que li sobre isso são completamente contraditórios e parecem desconhecer-se.Já li que a reciclagem do pvc é a coisa mais fácil e barata que há, que não é tóxico e é uma solução muito ecologicamente correcta.Alguns textos como este e o do link que postei acima dizem o contrário.Estou confusa.Mas uma coisa é certa não percebo o que dizem no link aqui abaixo, quando afirmam que o maior problema é o pvc ser feito a partir do cloreto de sódio, como se este fosse um veneno do pior. Ora cloreto de sódio é o nosso sal das cozinhas, é o sal marinho.Sou levada a pensar que o grande problema do vinil é realmente só ser feito com metade do petroleo dos outros plásticos.E isso deve ser um enorme rombo no lobby do petroleo que tudo corrompe.

Verdade em partes. A reciclagem do PVC realmente é simples, requer apenas cuidados em relação a emissão de gases - uma boa usina de reciclagem trabalha com filtros e transforma essa queima em energia - é dessa forma que o PVC é reciclado na Europa e em outras partes do mundo. Uma das matérias-primas do PVC é o cloro, proveniente do sal marinho. O cloro libera dioxinas, e estas também são bastante comentadas pela comunidade química mundial. É fato que alguns roedores são sensíveis às dioxinas, porém não há nenhuma comprovação do mesmo efeito em outros animais, incluindo seres humanos. Outra matéria-prima é o eteno, esse sim vindo do petróleo. O único problema é que ele é uma fonte esgotável, porém a indústria está desenvolvendo o PVC verde, feito a partir da cana-de-açucar. Como acontece com outros produtos, ainda não há demanda suficiente para que todo o eteno do mundo seja substituído por matéria-prima "verde" - além disso, precisamos nos ater ao fato de que para a plantação de mais cana-de-açucar, é necessário desmatar ainda mais áreas (temos aqui um impasse ecológico, pois chamamos o produto de PVC verde, apesar dele não ser totalmente ecológico).


Pisos que podem nos tornar e a nossos filhos, doentes.Macios, os pisos plásticos flexíveis, tais como os de vinil ou aqueles pisos acolchoados com estruturas de brinquedos para crianças (muitas vezes usados em creches e jardins de infância, também), são usualmente feitos de polivinil cloreto (PVC), contendo os perigosos ftalatos. Uma nova pesquisa conduzida por pesquisadores suecos detectaram níveis de certos ftalatos, em maiores quantidades, na urina de bebês que tinham os pisos de PVC em seus quartos de dormir. Pisos de PVC têm sido conectados a doenças crônicas, incluindo alergias, asma e autismo. Os ftalatos emitidos dos pisos de PVC são substâncias disruptoras endócrinas que vem sendo relacionadas a uma ampla gama de efeitos de “feminização” tanto no desenvolvimento como na reprodução, sendo particularmente perigosos aos bebês e às crianças. Quando escolher materiais para os pisos domésticos, especialmente para o quarto do bebê, rejeitar o de PVC sempre que for possível.
Não é verdade. Ftalatos são também bastante comentados pela comunidade científica. Tudo isso porque, há um bom tempo, uma pesquisa realizada na Europa foi feita da seguinte maneira: roedores foram expostos a doses altíssimas de dioctil-ftalato (o chamado DOP), totalmente absurdas, já que em nenhum produto e mesmo por acumulação durante uma vida inteira, um ser humano ou animal seria exposto a essas quantidades da substância - mesmo um trabalhador da indústria química. O que aconteceu? Os ratos desenvolveram doenças crônicas, inclusive tumores cancerígenos malignos. A partir daí, iniciou-se um grande lobby para que este ftalato especificamente (o DOP) fosse banido da comunidade europeia - isso ainda não aconteceu de fato, porém a indústria química (inclusive a Tarkett) já começou a se movimentar para substituir esse componente de seus produtos. Não há nenhum estudo científico que comprove feminilização, baixa de fertilidade, câncer, problemas respiratórios, autismo (que é genético), ou outras doenças crônicas relacionados aos ftalatos. Existem apenas suspeitas e, anos após essas pesquisas terem sido iniciadas, nada foi provado.


Realmente o piso é bonito, mas e na hora de limpar? Você só vai poder usar um rodo com um pano úmido pois não pode jogar água com balde ou mangueira, a cola não é apropriada e caso tenha umidade no contrapiso piorou mais ainda. Faça uma pesquisa sobre o uso do PVC usado em piso vinílico e se assuste, é muito prejudicial a saúde. Vamos ajudar nosso planeta.

Não é verdade. Nenhum piso, nenhum mesmo, pode ser instalado onde há umidade. A cerâmica solta, a madeira e o laminado estufam, o carpete mofa e o piso vinílico descola. Portanto, umidade deve ser corrigida antes de qualquer piso ser instalado. Já sobre a limpeza, repito o que disse mais acima: pisos vinílicos podem ser lavados, com água e detergente neutro, porém não devem ficar submersos. Pode usar balde, mangueira, lava-se o piso e recolhe-se a água de imediato.

Acho que deu pra esclarecer as principais dúvidas né??? Eu particularmente estou amando o piso vinílico e quero em breve poder ($$) colocar na casa toda... mas acho super válido esse debate, então se você tem piso vinílico em casa deixe sua opinião para que sirva de fonte de pesquisa para quem está em busca de informações sobre o produto. Espero ter ajudado!!!!

Posts do blog sobre piso vinílico que geraram os questionamentos:


38 comentários:

  1. oi menina bonita,já tive por aqui adorei tudo e já te mesmo fiquei o papo estava o otimo me lembro bem e o suquinho de melancia tambem.
    obrigada pela visitinha,sei que vai adorar fazer parte da minha familia querida.todas são muitoooooooooooo especial,cada um tenha certeza.
    seja muito bem vinda . e volte sempre que tiver vontade.
    beijocas,fique em paz.
    adriana.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no apartamento que eu alugo na frança é vinílico, e eu não colocaria em casa! Apesar de ele ser quentinho, bonito e resiste a água, aqui tem até no banheiro sem problemas. Mas ele arranha muito fácil e se cair qualquer coisa no chão que seja pontuda, ele rasga! Isso mesmo, RASGA! A minha cozinha então, está cheia de furinhos no chão, de cair faca, ou copo, ou qualquer coisa assim! Pois ele é macio. E outra coisa, ele mancha MUITO fácil, uma vez coloquei uma sacola no chão, a tinta dela saiu um pouco no chão, eu logo vi e esfreguei muito, mas ficou manchado. Então achei os contras mais graves que as vantagens. Beijos, legal o post!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oiii amiga adorei sua visitinha e ontem mesmo vim aki e sai triste por não ter post novo, acho q vc não tinha postado ainda, rsss adoro seu cantinho... e principalmente seu quintal...

    Bjim e até mais...

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle, muito legal a sua pesquisa e sua entrevista.
    Sou representante de pisos vinílicos e muitos dos meus clientes fazem exatamente essas perguntas.Vou indicar o seu blog para que leiam.
    Com relação a parte da entrevista que você pergunta "Ele fica marcado se, por exemplo, depois de algum tempo mudar o sofá de lugar a marca dos pés do sofá ficará no piso?"
    Esta é uma questão que gosto sempre deixar bem claro para meu cliente. Existe diversos tipos de pisos e é sempre importante nestes casos se atentar em quatro dados importantes: classificação de uso, espessura total do produto, espessura da capa de uso (essa a mais importante de todas) e residual de marca de superfície. Para esses quatro dados há normas internacionais que regulamentam isso: EN685, EN428, EN429 e EN433 respectivamente.
    Se achar interessante posso explicar exatamente o que é cada um!
    Beijinhos, Débora

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho no piso superior quartos, o laminado e no segundo piso e churrasqueira tenho pvc, adorooooooooooooooo, não faz barulho, não tem problema se vazar água,super resistente a queda de faca, todo o piso tem que ter seus cuidados.
    Tenho cães dentro de casa e não vejo riscos,ele ainda tem um custo elevado mais vale a pena. teu blog é muito bacana, bjo Jaque
    http://colorindocomestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Michelle,
    estou encantada por vc e pelo seu blog!
    Amei sua maneira simples e sincera de escrever, amei sua casa, suas idéias e fiquei muito feliz com sua superação de uma doença tão séria! Ler seus posts é uma delícia. Me senti sua amiga de infância, hehe! Que bom que Deus reserva essas surpresas boas na vidinha da gente! Pessoas especiais como vc estão em extinção, menina!rsrs
    Ah, queria aproveitar pra dizer que eu tinha o melhor marido do mundo, até ver que o seu alem de tudo o que o meu faz, ainda sabe preparar coisinhas cutes e românticas pra dias especiais! Fiquei com invejinhaaaa!!! Vou contar tudinho pro meu e ver se ele aprende essas coisinhas fofas,rsrs!

    Querida, que Deus te abençoe e te ilumine todos os dias! Vou estar te seguindo com muita alegria!

    Bjinhos

    Kátia

    ResponderExcluir
  8. Vc sumiuu!!!! Abandonou o blog??? Estamos com sdd...abraços - Ariana

    ResponderExcluir
  9. Vc sumiuu!!!! Abandonou o blog??? Estamos com sdd...abraços - Ariana

    ResponderExcluir
  10. olá, ainda tenho uma dúvida: que produto eu encontro no mercado que é classificado como detergente neutro?
    da última vez limpei com veja multiuso, mas acho que esse produto não é nada "neutro"
    se vc puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu comentário!Mas ficou uma dúvida: quando fala que pode limpar com detergente neutro, équalquer detergente neutro, ou seja, mesmo aquele que a gente usa para lavar louça?
    Aguardo retorno
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é esse mesmo! Eu uso da marca Ipê. Uso para limpar o chão, para limpar os eletros de inox, para limpar guarda-roupas... acho super prático, fácil, e com o tempo não agride os móveis como outros produtos por aí...

      Excluir
  12. Olá, Michelle, tudo bem?
    Achei seu blog procurando por piso vinílico no Google e fiquei surpresa ao ver que ele pode ser usado em áreas que precisam ser lavadas com água (como é o caso do seu quintal com churrasqueira).
    Por causa disso estou pensando em usar na casa toda, inclusive na cozinha (antes pensava apenas nos quartos).

    Só tenho algumas dúvidas:

    O seu piso é o rústico, certo? Ele não gruda sujeira nas ranhuras? É fácil de limpar apenas com pano úmido?

    Agora que você já tem a algum tempo, como ficou depois de lavado algumas vezes? Está ameaçando soltar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Ma Sevilha/SP: Vou aplicar Tarkett Fademac na casa toda. kkkkk. Reforma sem sujeira!!! Casa de cara nova

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Instalei o piso vinilico no meu apartamento recentemente e realmente estou adorando, mas gostaria de saber se você passa algum produto para a limpeza? Poderia me dar algumas dicas?
    O rapaz que instalou disse que seria apenas pano umedecido com agua. Você já passou algum produto?

    obrigada
    beijos
    Vivi

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite
    Alguém tem indicação de instalador de piso vinilico aqui na cidade do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Tenho uma duvida, moro em apartamento, gostaria de colocar este piso na sala e corredor, tenho uma cachorrinha, as vezes ela faz xixi no lugar indevido, ou seja no chão, e só limpamos quando chegamos do trabalho, tenho esse medo, não sei se este piso mancha ou terá algum problema quanto a isso.

    ResponderExcluir
  17. Oii estou Super interessada nesse tipo de piso, acho Super lindo. Mas tenho um duvida. Será que esse tipo de piso pode ser aplicado em cima de um piso de madeira??? Obrigada :]

    ResponderExcluir
  18. o piso pvc e lindo, mas sei que deve-se ter cuidado pois pode arranhar, e o pior de tudo, é só para poucos, pois é muiiiito caro!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!!
    tenho piso laminado com pouco tempo de uso, mas não suporto mais o barulho que faz quando caminhamos, gostaria de saber se posso ultilizar vinilico em cima do mesmo ????

    obrigado

    ResponderExcluir
  20. Evitem pisos vinílicos da FADEMAC TARKETT. Estou passando por um transtorno enorme. Irei detalhar tudo nos próximos dias. A empresa é irresponsável, não assume erros e transfere a responsabilidade para o revendedor/instalador. Evite problemas. Evite FADEMAC TARKETT.

    ResponderExcluir
  21. Evitem pisos vinílicos da FADEMAC TARKETT. Estou passando por um transtorno enorme. Irei detalhar tudo nos próximos dias. A empresa é irresponsável, não assume erros e transfere a responsabilidade para o revendedor/instalador. Evite problemas. Evite FADEMAC TARKETT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito por essa informação, pois quase comprei esse material, já me informei que...é péssimo

      Excluir
  22. Oi, pessoal. Instalei um piso vinílico em minha casa ontem. Estou super angustiada com o cheiro que sai dele. Parece cheiro de borracha. Espero que saia com o tempo. Será que alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  23. Excelente matéria!! Ajudou muito. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Estou precisando da cola , alguem sabe onde compro?

    ResponderExcluir
  25. Oi Michelle, como vai? Sabe me dizer qual a COR desse vinílico da foto do ambiente acima, esse que tem uma lareira e 2 poltronas (armário escuro e piso claro). Estou procurando uma cor clara desse piso, mas ainda não consegui decidir! Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Olá muito bom seu Artigo ! , olhe o meu também ! obrigado . Limpeza de piso fademac

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo artigo, Ana Michelle! Estou interessado em colocar um piso desses na sala e nos quartos do meu novo apartamento. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Comprei o meu no http://rcpisos.com.br/ Ficou lindo

    ResponderExcluir
  29. Tenho pesquisado sobre pisos de vinil e autismo e sugiro que a escritora do blog faça o mesmo, até antes de definir para leigos que autismo é genetico.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Como recuperar a pelicula protetora do piso vinilico ou como deixar ele brilhante apos a perda da pelicula? E no caso da perda da pelicula, qual a vida until do piso?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia!
    Recomendo os pisos vinílicos pois eles apresentam muitas vantagens como:

    – Rapidez e limpeza na instalação;
    – Não mofam e não apodrecem;
    – Resistente à umidade, podem molhar;
    – Podem ser instalados diretamente sobre pisos cerâmicos;
    – Possibilidade de fácil remoção, caso futura necessidade;
    – Capa superficial extrarresistente ao desgaste.
    A empresa GOEDE está situada em Pomerode, Santa Catarina. Possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    A coleção de Pisos Vinílicos Goefloor, traduz os principais conceitos e tendências aos requisitos atuais em decoração, proporcionando ao ambiente uma linguagem visual limpa e harmoniosa, equilibrando funcionalidade e beleza.
    Para mais informações acesse nosso site: www.goede.com.br.
    E parabéns pelo Blog! =)

    ResponderExcluir
  33. Posso colar piso vinilico sobre piso vinilico?

    ResponderExcluir
  34. Quero colocar piso vinilico em meu quarto, mais eu não sei se posso passar para dentro do quarto no mesmo dia.
    É possível?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...