15 de julho de 2013

Papo de Cozinha: Bacalhau na Moranga Fácil!

Oiiii :)

Hoje o Papo de Casa colocou o avental e foi pra cozinha brincar de chef!!! Já vou logo avisando que eu tô bem longe de ser um exemplo de talento na culinária... mas pelo menos tenho boa vontade e disposição para tentar.  A receita de hoje é resultado de uma tentativa que deu muito certo \o/ o desafio foi proposto pela empresa Bacalhau Dias que me enviou 2 pacotes de Lombo de Bacalhau congelado e eu precisava executar uma receita criativa, bonita e claro, deliciosa. Depois de algumas pesquisas, decidi fazer uma receita barata, prática, sem frescura e ao mesmo tempo vistosa...  e quando penso em prato bonitão logo me vem a imagem da Moranga. Por mais simples que seja o recheio, quando o colocamos dentro de uma Moranga fica especial... pelo menos é o que eu acho e por isso trouxe para vocês a minha versão de Bacalhau na Moranga. Espero que gostem!!!!


Para a missão convoquei meus vizinhos e amigos do coração Larissa & Fernando. A Larissa é a famosa blogueira do Retratos de Viagens e o Fernando é o marido dela e autor das belas fotos do blog (afff adoro morar do lado de gente talentosa). Foi uma noite de diversão na cozinha com muitas fotos, bate papo e um jantar delicioso no final (pq eu uso as pessoas, mas recompenso haiahuiahauiha)!!!

Ingredientes:

1 Moranga grande (encontrei uma de 5kg lindona no Extra e custou R$8,00)
1,5 kg de Lombo de Bacalhau Dias congelado
2 Cebolas médias picadas 
5 Dentes de alho amassados
1/2 pimentão vermelho e 1/2 amarelo picados
250g de Requeijão
2 colheres de sopa de Creme de Leite
Azeitona Verde e Preta a gosto
Pimenta Dedo de Moça
Azeite
Pimenta do Reino

1- A primeira coisa é preparar a Moranga (quer dizer, é achar a Moranga perfeita, pq eu rodei em 3 mercados até encontrar uma grande e bonitinha). 2- Chame o marido para cortar a tampa (pq a abóbora é muuuito dura). 3- Retire as sementes. 4- Enrole em papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos (o meu forno levou 1 hora pra deixar a abóbora macia, então é bom ir checando). DICA: faça pequenos cortes nos gomos para a casca não rachar.

Enquanto a abóbora assa, vamos preparar o bacalhau:

Adoro mundo moderno onde não precisa ficar hoooraaaasss tirado o sal do bacalhau... Eu tirei a caixa do freezer, o lombo da caixa e coloquei direto na água quente. Simples assim!

Eu deixei cozinhando por cerca de 25 minutos

Depois é só retirar as espinhas e cortar as lascas

Gosto assim, com pedaços grandes... mas se preferir pode desfiar.

Com a Moranga no forno e o Bacalhau pronto, é hora de refogar a cebola no azeite.

Depois adicionei os pimentões e o alho 

Coloque o Bacalhau  e deixe cozinhar um pouco para pegar o sabor

Adicione as azeitonas, a pimentinha dedo de moça e a pimenta do reino (coloquei beeeeem pouquinho). Prove para ver o sal. No meu caso, não coloquei sal, pq estava no ponto ideal.

Por último, adicione o requeijão. Misture e desligue o fogo. 
Para finalizar coloque o creme de leite e pronto! :)

Solte a parte interna da moranga que deverá estar bem molinha.
Coloque o recheio dentro da Moranga e sirva!!!

Ahhh passei um azeite na Moranga pra ela ficar brilhante *-*

Servi com Arroz Branco. Ficou muito bom gente!!! Leve e muito saboroso!!! Eu não misturei o recheio com a moranga para deixar a pessoa a vontade para colocar o tanto de moranga que quiser!

O que acharam???
Vai rolar uma votação da melhor receita lá na fanpage do Bacalhau Dias... vota em mim??? :) 

Vale destacar que ao contrário do que muita gente pensa o Bacalhau congelado não é um absurdo de caro, principalmente se comparado com o atual preço e rendimento de uma carne de primeira. Vale dar uma pesquisada e variar o cardápio do seu dia a dia.

Por hoje é só!!!
Bjjjjjj

10 comentários:

  1. Amiga, essa receita foi um sucesso, prato lindo e delicioso!!!! Com certeza merece ganhar esse concurso!!! E vc é muito talentosa na cozinha!!!! Quando quiser chamar a gente pra ajudar na cozinha é só falar porque a recompensa é muito boa hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que espetáculo!
    Já ganhou.

    ResponderExcluir
  3. Nossa deu agua na boca, já quero fazer, vou começar a procurar a moranga e o bacalhau congelado para experimentar!!!Parabéns

    Rita Zurzolo

    ResponderExcluir
  4. Michelle, que delícia de blog e que maravilha de receita!! Eu nunca fiz nada dentro da moranga, nem o tradicional camarão... Acho que está na hora de experimentar. Bom saber que o bacalhau congelado deu certo! Às vezes a gente fica meio resistente às novas tendências, né? Vou ver se acho uma moranga bonitona assim como a sua e vou por a mão na massa. Gostei muito!! E as fotos também estão lindas. Parabéns pro amigo-vizinho pela ajuda que te deu.
    Beijos, Mel

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!
    Cheguei aqui através do link em outro blog:)
    Que receita maravilhosa, adorei! Linda e com certeza deliciosa;)
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Oi bom dia
    Passo aqui todos os dias e adoro esse blog.
    Se puder dar uma passadinha no meu tb eu ficarei muito feliz.
    http://casadajacque.blogspot.com.br/
    É novo mais um dia chego la.
    bjos.

    ResponderExcluir
  7. http://casadajack.blogspot.com.br/ se der da uma passadinha la.
    ficarei muito feliz com sua visita.Esse outro blog que fiz deu problema,mais esse é certo.
    Adoro seu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ana estou apaixonada pelo seu blog. Adoorei as dicas!!!
    Já estou te seguindo retribui minha visitinha e dê a sua opinião lá no meu bloguinho: http://blogandopramulher.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. FAÇO BACALHAU COM FREQUÊNCIA, ADORO. O PROBLEMA É ENCONTRAR VARIAÇÕES FÁCEIS E ATRAENTE. VOCÊ MERECE O PRÉMIO. PRATO BONITO, SABOROSO E RELATIVAMENTE FÁCIL USANDO OS INGREDIENTES DE TODA BOA BACALHOADA.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!!! Seu blog é muito show....sou apaixonada pela sua casa....rsrsrsrs......Tudo de bom no ano que se aproxima ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...