19 de junho de 2015

Papo sério: Campanha POR MAIS TEMPO

Quero começar agradecendo de todo meu coração as centenas de mensagens que recebi após o último post. Tô me achando famosa, fofa, querida e principalmente amada... e isso não tem preço!!! Amor é o melhor presente que existe no mundo... e eu posso afirmar que nunca me senti tão presenteada como nas últimas semanas. Tô preenchida, tô feliz, tô em paz, tô pronta pra guerra!

Bom, já saiu o resultado da biópsia do nódulo do fígado e SIM é uma metástase do câncer de mama. É um resto de lixo que sobrou do primeiro tumor. E o que a gente faz com lixo? Limpa e joga fora. Simples assim. 

Mas, o que percebi é que as pessoas insistem em achar que câncer é pé na cova... metástase então é a sentença final, ficam só aguardando a data da missa de sétimo dia. É por isso que eu garrei num ódio de certos filmes e novelas. Querem matar alguém de forma dramática? Câncer. Querem dar lição de vida? Câncer terminal. Daí o que o povo acha? Que tô morrendo e sou muito foda por fazer piada com a situação.

A quem interessar possa, NÃO VOU MORRER carai... Quer dizer, vou, mas te garanto que não vai ser agora e nem vai ser de câncer. Sabe por que? Pq Deus é bom, a medicina evoluiu e eu tenho muita sorte por ter acesso aos tratamentos.

Falando em acesso, queria pedir que todos participassem da campanha POR MAIS TEMPO, criada pela Femama, Instituto Oncoguia e Roche, que discute a realidade das mulheres com câncer de mama metastático (tipo EU o/), fase da doença em que o tumor atingiu outros órgãos do corpo. Trata-se de uma iniciativa inédita e colaborativa em que médicos, ONGs e indústria se uniram para tornar a doença mais conhecida pela sociedade. Uma Pesquisa Datafolha encomendada pela campanha, mostra que metade da sociedade brasileira desconhece a fase mais avançada do câncer de mama e também não sabem da existência de tratamento, vejam:

Câncer de mama metastático – conhecimento

  • 60% dos brasileiros acreditam que o câncer é a doença que mais mata. Na verdade, segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças que mais matam no Brasil são as cardiovasculares.
  • Quase a totalidade da população brasileira conhece o câncer de mama (98%). No entanto, praticamente metade da população adulta brasileira (46%) não sabe a diferença entre câncer inicial e câncer metastático.
  • Quatro entre dez mulheres e seis entre dez homens afirmam nunca ter ouvido falar sobre câncer de mama metastático.
  • 38% dos brasileiros afirmam conhecer alguém com câncer de mama metastático. 
  • 49% não conhecem ou acham que não existe tratamento para o câncer de mama metastático.  (cho-ca-da)

Câncer de mama metastático – percepção

  • 68% acham que a mulher com câncer de mama metastático tem má qualidade de vida.  (Oi?hahaha tava firme no #projetobundadapaola)
  • 68% acreditam que a mulher com essa doença tem pouca possibilidade de viver. (E vc que fuma? Tem menos chance que eu... só pra constar)
  • 72% acham que essa paciente pode ter pouco tempo de vida. (Affffffff)
  • 84% acham que, se tratado, é possível diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
  • 75% acham que, se tratado, é possível alongar o tempo de vida da paciente.



A campanha POR MAIS TEMPO lança um novo olhar sobre o câncer de mama metastático e amplia o debate sobre a realidade dessas pacientes. A proposta é disseminar o conhecimento acerca dessa doença e discutir a necessidade de acesso igualitário aos tratamentos adequados para  essas mulheres.  Com o avanço da medicina, já existem alternativas de tratamento que controlam o tumor. Por meio das terapias-alvo, é possível atacar especificamente as células tumorais, impedindo a progressão da doença, proporcionando mais tempo e qualidade de vida às pacientes.  A Campanha Por Mais Tempo quer ampliar o debate e mobilizar toda a sociedade para participar desse movimento e ajudar as mulheres com câncer de mama metastático a viver mais. Uma petição  solicita ao Ministério da Saúde a incorporação de tratamentos mais adequados para as pacientes com câncer de mama metastático. A petição está disponível no link www.pormaistempo.com.br.

Quero muito pedir a ajuda de vocês nessa campanha. EU tenho sorte por ter um bom plano de saúde e acesso aos tratamentos. Mas acredite se quiser, a gente vive num país onde uma mulher que paga seus impostos em dia e depende da saúde pública não recebe um tratamento adequado no SUS. É uma roleta russa absurda. Por exemplo, eu usei uma medicação fodástica chamada Herceptin por ter um tumor metastático chamado Her2... mas agora, com uma metástase que provavelmente é Her2, se estivesse tratando no SUS não me dariam o único medicamento que resolve o problema.... é como se tivesse repetido de ano e não merecesse continuar viva... Daí não teria medicamento e eu ficaria descobrindo várias metástases até morrer. É o que o SUS faz. “Vamos salvar essa” “Essa não”. Que tal hein? Só acho que é uma conta imbecil feita por gente cretina cuja mãe é saudável. Não é mais fácil/econômico/inteligente tratar a pessoa direito e vê-la feliz, trabalhando e contribuindo com os impostos do que fazer um tratamento paliativo de bosta e continuar “gastando” com quimioterapia e cirurgia a cada metástase que a pessoa descobrir? PARA né gente... Queria ter o poder de dar a todas as mulheres as mesmas chances que eu tenho. Mas já que não posso, peço a ajuda de vocês para que, quem sabe, com essa petição a gente consiga dar mais tempo para tantas pessoas que como eu só querem VIVER!

É isso pessoas!

No momento estou na fase congelamento de óvulos e esperando o resultado de um exame chamado FISH, que confirma justamente se vou precisar usar o medicamento fodástico ou não para iniciar a quimioterapia. Espero que seja positivo. Pq este medicamento é muito top e com certeza terei muito mais chance de eliminar essa metástase bem rapidinho.

Ahhh olha o vídeo da campanha:


 A petição está disponível no link www.pormaistempo.com.br.



Me diz você, o que faria se tivesse mais tempo?



bjs

6 comentários:

  1. NÃO CONSIGO IMAGINAR OUTRA COISA PARA TE DIZER, ENTÃO DIGO: TE AMO!
    TMJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaaaaaaaaaa.... te amo tambémmmmm <3 bjjjjjj

      Excluir
  2. Ana, conheci seu blog hj, procurando dicas pra casa e tenho que lhe dizer que vc me cativou com suas postagens, sua luta, sua força, sua fé. Tenho certeza que tudo vai dar td certo e que logo você vai estar com sua saúde em dia novamente.
    Passei por problemas de saúde recentemente e tudo que eu pensava era... ter mais tempo pra fazer o que a gente vive deixando pra fazer depois pq esta cansada ou tem que trabalhar amanha, arrumar a casa ou ir no mercado... Acabei percebendo que o bom mesmo é ter mais tempo para estar com quem a gente ama, fazendo coisas que nos fazem bem e é isso que estou fazendo. E claro... agora que esta td resolvido, estou programando a próxima viagem pq eu quero viajar muito nessa vida (as ferias de junho foram canceladas devido a cirurgia para retirada da tireoide).
    Que tenhamos vida longa, cheia de alegrias e viagens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii vida longa, muitas viagens, muita saúde, muito amor pra nós que sabemos exatamente o quanto NÃO gastar tempo é importante... bjjjjj

      Excluir
  3. AnaMi, parabéns! Conheci vc procurando blogs sobre decoração de casa e, simplesmente encontrei uma pessoa espetacular!!!! Parabéns pela sua força! Mulher guerreira! Não te conheço, mas te admiro muito!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa pelas palavras... são comentários como o seu que me dão ainda mais força pra passar por tudo isso. bjjjj

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...