21 de agosto de 2015

A quimioterapia, enfim, me deixou careca #partiucabelo

Minha relação com cabelo foi sempre de pouco amor e muito ódio. Ele não é (era) nem liso, nem crespo. Nem esticava e nem enrolava. Vivia em cima do muro. E seco ao natural parecia ser ativado por uma espécie de fermento extraterrestre.  Assim como a Times Square, da lua era possível me ver... tô falando sério. Super me identifico com a Elba na década de 80: lembra daquela capa do LP Capim do Vale?

Tão EU

Quando morava no Gama, uma cidade satélite em Brasília, ele não fazia muita diferença. Eu tinha amigos, vida social (escola, casa e igreja) e até um namoradinho gato cujo momento mais erótico vivido foi andar de mãos dadas na volta de uma procissão hahaha <3.

Entretanto, me mudei pra São Paulo, colocada numa situação muito diferente da que vivia. Morava quase na Av. Paulista, em um apartamento luxuoso. Entrei no meio da quinta série em um colégio de burguês. Aí meus caros, meu cabelo fermentado virou a única coisa que me identificava no colégio, além dos trajes humildes de quem não sabia ainda o que era vaidade. Senti na pele a crueldade das crianças. Me tornei triste, envergonhada, não tinha amigos e só servia pra fazer trabalho dos outros, o que amenizava um pouco a pegação de pé.

E cresci assim. Refém do meu cabelo. Houve uma época em que troquei mesada por crédito no cabeleireiro. Todo sábado estava lá esticando com chapinha. Não entrava em piscina, vivia com atestado pra não fazer educação física e suar a cabeça. Mas mesmo assim ainda tinha algum idiota pra comentar... mas dessa vez o alvo era a chapinha em cabelo ruim. Ai, ai, ai...

Você pediu um carro de 18 anos? Eu não... pedi a recém-descoberta escova japonesa, o alisamento definitivo. Na época custou R$ 800 e melhorou bastante meu relacionamento com meu cabelo. Ninguém mais notava a realidade dos fatos. Mas desde então tenho o compromisso trimestral de retocar a raiz de Elba.

Agora, diante dessa introdução mexicana mas baseada em fatos reais, imagina o que eu senti quando descobri aos 28 que faria quimioterapia??? Foda né... meu cabelo estava lindo na época, mas cortei pra facilitar o banho pós mastectomia. Fiz a primeira, a segunda e a terceira sessão e ele continuou lá, inteirinho e com a raiz crescendo (aff).  Dotô tava quase pirando, questionando até a eficácia do medicamento. Daí localizamos um estudo que diz que quem faz a quimio com  Taxotere tem uma % pequena de chance de escapar da alopécia. Então decidimos chamar de milagre, fiquei entre as sortudas uhuuu.  Mas, mesmo diante de todo o peso que sentia com a doença, o fato de não cair o cabelo fez com que eu ouvisse de muitas pessoas “ahhh você descobriu no começo, foi uma quimio mais fraca”. Hahahahaha TNC viu!

Revivi a época da escola nas clínicas e grupos de apoio: até mesmo os pacientes oncológicos me rejeitavam por não ter passado pela experiência mais marcante, especialmente para as mulheres. Bullying oncológico... pqp que sina! O que é uma ignorância completa. GENTEEEEE NEM TODA QUIMIOTERAPIA FAZ CAIR O CABELO VIU... MEDICINA EVOLUIU.... VAMOS EVOLUIR JUNTO COM NOSSA CABECINHA DE BOSTA. É câncer, é quimioterapia... não tem tumor fácil nem difícil e nem quimio fraca ou forte...  é tudo um caralho de asa que ferra com suas células e traz um monte de efeitos colaterais para o futuro, como intoxicar o coração, por exemplo (acha isso fácil? pega pra vc então).

Mas beleza... tempo passou, cabelo que eu tinha cortado chanel cresceu, comecei a ir na piscina e correr. Não queria mais deixar de fazer nada por causa de cabelo.  No final do ano passado fiz um tal de ombré hair e estava me sentindo gatinha. A autoestima voltou com tudo esse ano depois de muita terapia e estava vivendo uma fase muito legal onde me olhava no espelho e gostava muito do que via. E aí o câncer voltou. A primeira certeza que tive é que dessa vez eu não escaparia da máquina zero. Achei um sadismo do Universo... pô justo agora que estava de bem com o cabelo. Dotô já foi logo avisando: VAI CAIR... É BOM QUE CAIA!

Me ofereceram a chance de usar a touca hipotérmica... mas pesquisei, pesquisei e desisti. Muito trabalho, dor e muito gasto pra pouco benefício (minha opinião). E mais, dessa vez eu queria ter certeza que essa quimio ia chegar em cada célula do meu corpo.  Como teria que ficar com a cabeça congelada durante a sessão me bateu uma angústia... e se... e se... aí desencanei!  Que se foda tudo.

Só decidi que queria que esse momento fosse um alívio e não um sofrimento. Raspar enquanto ele estava lindo ia doer. Queria vê-lo feio, me sentir horrorosa e aí raspar seria um desapego necessário. Foi sem dúvida a melhor coisa que fiz. Dois dias depois da terceira quimio semanal com Taxol ele começou a cair.


Ele se joga da cabeça... é uma experiência maluca demais. Sentia como se alguém ficasse puxando o tempo todo. Cabeça dolorida. Tufos pelo chão. Pescoço duro de dormir evitando mexer a cabeça. Ele fica seco, apático, sem vida. Tive a sensação de ouvir ele se desprendendo do couro. Fiquei triste, chorei, chorei e chorei mais um pouco.  Ouvi um milhão novecentas e setenta vezes que ele cresce e segurei para não responder...  pq pode crer, fica a dica, irrita um pouco... faz vc se sentir fútil por sofrer por isso. Sei que as pessoas não falam por mal, mas eu só queria ser ouvida e compreendida.... só isso. Eu sei que cresce! E não me sinto nem um pouco fútil pela tristeza.  Porra, ia ficar careca não por estilo, mas por doença... me deixa sofrer em paz saco!

Bom, no meu caso o processo todo demorou uma semana exatamente. Estava insuportável a queda. Aí  num domingo lavei o cabelo pela última vez e deixei ele quase todo no box, parecia que tava podre... a água caía e escorria tufos pelo meu corpo.... agonia final e a decisão: é hoje.. não aguento mais!


Escalei como carrasco meu cunhado, amigo, irmão que eu amo com toda minha alma. Veio minha amiga Mi também, que me acompanha há 14 anos em todos os bons e maus momentos. Estava cercada pelo amor da minha mãe, do meu pai, do meu irmão, da minha sobrinha, minha irmã, minha amiga irmã, meu cunhado e meu cachorro. Não faltava nada. Tinha a força que precisava.  Segurei a mão da Mi e da minha irmã e o Acácio fez o serviço. Fechei os olhos durante todo o tempo... não queria ver o cabelo caindo. Pensei  em tudo isso que contei acima.... minha guerra santa com meu cabelo... como fui boba em deixar de fazer tanta coisa por causa dele e da opinião dos outros.
  

O pranto só veio quando passei a mão. E foi um choro dolorido... daqueles que dói tanto o coração que parece que vai parar de bater. Nada identifica mais um paciente com câncer do que essa questão do "careca com lenço"... não seja hipócrita de me dizer o contrário... É SIM! Então só consegui levantar a cabeça e dizer:  Estou com cara de doente? Todos negaram e eu  tive medo de me ver... coloquei  um lenço como burca e fui até o banheiro tomar banho. Queria um tempo pra colocar as ideias no lugar. E foi aí que aconteceu a mágica. Me olhei no espelho careca pela primeira vez e o choro acabou: “PUTZ EU ESTOU BONITA”.

E foi assim minha história. Tomei um banho delicioso com a água batendo na careca. Outras amigas chegaram pra fazer farra. Brincamos de tutorial de amarração de lenço. Fizemos fotos e planos para a minha careca. E no final desse dia sentia como se depois de 32 anos de guerra eu finalmente fizesse as pazes com meu cabelo. Alívio Total.  Um cabelo novo e menos machucado tem tudo a ver com a mulher que me tornei. E pra apagar o passado, nada como RECOMEÇAR. #partiuvidanova



Amo vocês demais!!!

Bjjjjssss

35 comentários:

  1. Ai Mi, eu aqui lendo e chorando. Meu pai tb está nesta luta. Reze e confie.
    E olha, com ou sem cabelo vc é linda e aí vem uma nova Michele, pode ter certeza.
    bj no coração
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu ri... depois chorei... depois senti orgulho por existirem mulheres como você nesse mundo! Brilhe querida... Deveria escrever um livro... seus textos são uma delícia de ler! Força aí... aproveita pra ser ruiva, loira, platinada ;) vai arrasar!

    Bi Mattos

    ResponderExcluir
  3. Mi, acompanho a algum tempo seu blog e adoro, nossa como hj me senti com vontade de viver em ler seu texto, hj lendo isso meu Deus!!!!!! que exemplo!!!!!!!!!!!!!!! puxa vida fiquei com vergonha de mim, com orgulho de vc...com uma gratidão enorme no coração!! me fez uma pessoa melhor!!!!!!!! Obrigada por compartilhar, estou torcendo por vc que tudo isso passe e seja apenas mais uma etapa vencida.
    Que sua cura chegue logo, que vc possa desfrutar de uma vida longa e saudável.
    Um abraço quentinho e um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  4. Mi estou em prantos aqui, uma mistura de sentimentos, atualmente estou quase careca na parte central e umas falhas enormes nas laterais, não por conta de câncer mas sim por uma doença chamada tricotilomania, podes crer, eu arranco meus cabelos e não consigo parar, tenho 34 anos e arranco meus cabelos desde os 5 aninhos de idade.
    Deus ajude você nessa trajetória de quimio e quimio, e que a sonhada libertação chegue para você curtir sua nova madeixa da madeira que melhor entender.
    Bjs e obrigada por compartilhar conosco essa sua experiência tão repleta de sentimentos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que história emocionante!! Achei seu blog por acaso, procurando coisas para casa. Sua história é Linda e eu sei que o momento é delicado, mas não posso deixar de te parabenizar por esse relato. Isso dá força para tantas outras pessoas que estão passando por situações como esta. Você é Linda e não precisa de cabelo para comprovar isso. Parabéns!!!!!! Deus está com vc..

    ResponderExcluir
  6. Não é q ficou linda mesmo?! Q venham os próximos fios lisos e lindos como vc merece ter!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. E que orgulho eu sinto promover conviver com vc! Me embalo nos seus textos como se vc estivesse aqui do meu lado contando cada detalhe. É como se eu visse seus gestos e expressões. E é muito bom sentir sua força amiga! Beijo grande! 😘

    ResponderExcluir
  8. Mi, chorei em ler seu depoimento. Voce e linda. uma guerreira. Deus esta contigo de fortalecendo a cada dia mais. bjoss

    ResponderExcluir
  9. Mais um relato de deixar qualquer um com vergonha das reclamações que faz da vida, tão insignificantes.
    Mais ainda...deixar de curtir a vida por causa de preconceitos, que não nos levam a nada.
    Parabéns mais uma vez...
    abç forte e muita força nesta nova etapa
    Edna

    ResponderExcluir
  10. Muita saúde pra você, pra viver ainda muitas coisas boas na vida, tenha fé!

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Ficou linda, mesmo careca. Não sei se o médico te falou, mas as chances do seus cabelos novos nascerem lisos e vc se livrar da progressiva, são grandes. Aconteceu com minha irmã, que tb fez mastectomia. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Te amo! Que honra ter vc na minha vida, querida amiga!

    ResponderExcluir
  13. Tenho tanto orgulho de você. Te amoooo. Força e fé, estamos juntas!

    Bj

    Talita Georgetti

    ResponderExcluir
  14. Linda, não! Você ficou MARAVILHOSA!!! E de uma beleza que transcende esse rosto delicado e mostra a força e a guerreira existentes em seu coração. Você ajuda muitas pessoas que estão passando por momentos semelhantes na vida, e Deus transformará essa generosidade em luz e saúde a você. Diva!

    ResponderExcluir
  15. Arrazou no depoimento... expôs tudo que realmente sentiu!!! Curti mil e uma vezes! !!!
    Muita força... muita fé ... Tenho certeza que muita coisa boa vem pela frente pra você! !!
    um beijo guerreira! :-*

    ResponderExcluir
  16. Ei Michele! To aqui fazendo o que eu mais gosto que é ver coisas pra futura casinha. A gente não se conhece, eu seu designer, e no meu trabalho já fiz várias campanhas do outubro rosa e já vi várias histórias lindas e comoventes do enfrentamento do câncer. Daí eu, que acompanho seu blog no meu feed de casa e decoração, to aqui comentando esse post incrível sobre a sua história com um sorriso bobo na cara e lágrimas nos olhos. No coração um sentimento de paz e felicidade. O que eu posso te dizer é obrigada por compartilhar, que orgulho do você! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Um dia ainda vou abraçar você !!!!!!!!!!!!!! Beijos .Joselma.

    ResponderExcluir
  18. Impossível não chorar ao ler, também nasci com cabelo bandido, ladrão da minha paz e etc. Desejo que esse período seja de lapidação do ser humano que tão bem escreve e Deus me deu a oportunidade de ler. Após lapidação, o cabelo vilão, será coadjuvante na linda história da sua vida.

    ResponderExcluir
  19. NÃO SEI O QUE DIZER, MAS TE ADMIRO P CRLH E TE AMO!

    ResponderExcluir
  20. Você é fantástica! Admiro muito sua atitude frente aos desafios que a vida te coloca. Minha mãe recentemente teve um diagnóstico de câncer, lembrei muito de você! Não é fácil... Qdo leio seus posts vejo que é possível encarar de frente os obstáculos e que querer lutar pela própria vida é lindo. Vc tem uma grandeza de alma impressionante!!!! Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Você é linda por fora e por dentro!!
    Amo os seus desabafos e o jeito como encara a vida!
    Aqui eu choro, rio e aprendo demais....
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Ana Michele !espero que seu tratamento passe logo , e que logo esteja bem , com seus cabelos de volta !!! Que vc nunca perca esse bom humor ! Essencial pra tudo na vida !!! Passei pelo tratamento em 2013 ...

    ResponderExcluir
  23. Que Deus te ilumine sempre, força bjs
    Lucimara Reis

    ResponderExcluir
  24. Seus depoimentos emocionam....
    Força, coragem e fé.
    Que Nossa Senhora esteja iluminando seus passos.

    ResponderExcluir
  25. Ahhhh, tá com cara de mais garotinha ainda.....rs

    ResponderExcluir
  26. VC VAI VENCER DE NOVO EM NOME DE JESUS CRISTO!NÃO DESISTA E SE APEGUE MUITO EM DEUS POIS SÓ ELE É O MÉDICO DOS MÉDICOS.ESTAREI ORANDO POR VC.

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana!
    O ruim da quimio é isso né? Além de combater as células ruins, combate boa parte das boas... por isso aumentar a imunidade do corpo com a alimentação e tratamentos naturais complementares faz muito bem para seu organismo! Coloca no youtube por Auto hemoterapia Dr. Luis Moura e cura do câncer através do limão. Tenha fé em Deus, que ele é o autor da vida e Jesus já levou na cruz todas as nossas dores e enfermidades e pelas pisaduras de Cristo nós fomos sarados. Olha no meu canal o vídeo que conto meu testemunho do que Deus fez comigo!
    Fé que logo seu cabelo estará crescido novamente e brilhando como você lindona!!
    Beijão!

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana,fiquei um tempo sem passar por aqui e levei um baita susto com tudo que está acontecendo...já chorei e ri muito com vc,só quero que saiba que sou mais uma na sua imensa legião de seguidores,tô por aqui sempre torcendo por vc e vibrando energias positivas...se firme na fé,pq eu vou esperar as fotos da Praça São Pedro e quero escutar daqui "chuuuuupa câncer"
    Te Amo...força e luz!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. E no meio disso tudo, vc encara com humor e leveza, bonito e admirável! Toda força e luz pra vc!!! Linda!!!

    ResponderExcluir
  30. Vim apenas procurar informações sobre cooktop, e acho esse blog maravilhoso! Amei, simplesmente amei...
    Força querida, grande beijo
    Priscila
    Vou te procurar no face

    ResponderExcluir
  31. Sem palavras é assim que estou agora nesse momento!!Que história que humor que lição de vida.Gurreira essa palavra define bem vc menina linda Deus é com vc!!!

    ResponderExcluir
  32. Menina guerreira!

    Você tem tudo o que precisa para vencer fé,determinação e coragem!
    Deus está com você e pode ter certeza que você vai vencer,você tem a coragem que poucos tem e isso te faz levar a vida mais leve diante de tantas tribulações.

    Força...bjinhos
    decorcasadosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Veja como são as coisas, cheguei aqui quando estava pesquisando sobre ciclos de secagem da minha lava e seca LG, encontrei um post seu falando sobre isso e acabei conhecendo sua história. Obrigado por compartilhar tudo isso com as pessoas comuns, como eu, que a cada exemplo desses entendem que realmente existem heróis e heroínas da vida. Tenho certeza que, assim como foi comigo, você faz melhor o dia de muitas pessoas. Muita força pra você, continue caminhando com sua família e seus amigos. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que acabei escrevendo o comentário meio cedo rs... Vi que vc não gosta de ser considerada heroína, mas é que particularmente você me fez um bem enorme por permitir conhecer sua história. Estou passando por uma fase que considerava péssima na vida, desempregado há 3 meses e sem perspectivas (por causa da crise), minha esposa grávida, meus pais (já idosos) passando por dificuldade financeira e eu sem poder ajudar, enfim, grandes problemas mas vc me fez enxergar que não tenho motivos pra desanimar. Tudo bem que vc não aceita o rótulo de heroína, mas de inspiração com certeza deveria aceitar. Obrigado de novo! Bjs

      Excluir
  34. Muito obrigada por compartilhar conosco toda a sua experiência!! Minha cunhada está com cancêr no intestino, com metastase e eu estava procurando um lugar onde eu pudesse saber mais em como tratar e falar sem ser uma imbecil!! Obrigada pelas palavras, pela sinceridade!! Vou te acompanhar e orar por vc tb!! Bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...